Acabamentos

MADEIRA

Uma das soluções para acabamentos exteriores passa pela utilização de madeira. Após a colocação de painéis de OSB sobre os perfis é colocado um ripado. Entre este ripado pode ser aplicado isolamento térmico. Após o ripado pode ser aplicada madeira maciça com 20mm e um verniz com velatura.

CAPPOTTO (ETICS)

O Cappotto (vulgo capoto) é uma das soluções de isolamento mais utilizadas sendo, no entanto, indispensável considerar alguns factores como:

1. Espessura e Densidade das Placas

A espessura das placas de esferovite deverá ser superior a 3 cm de espessura, para remodelações, e entre 5 e 6 cm para obras novas. 
Não é recomendado que a espessura seja inferior a 3 cm, devido ao facto de as placas de esferovite se deformarem e “ganharem orelhas” ou “arrebitarem” ao fim de algum tempo.
 Não seria igualmente aconselhável uma espessura superior a 6 cm, já que as temperaturas mínimas em Portugal não são tão baixas que justifiquem tal investimento.

De salientar a densidade das placas de esferovite que, para utilizações residenciais, é de 20kg de densidade, não sendo recomendado material com densidade inferior.

2. Início dos Trabalhos

Aquando do início dos trabalhos é fundamental ponderar sobre as técnicas e procedimentos a seguir, uma vez que esta fase irá influenciar o sucesso ou insucesso dos trabalhos.
 Assim, todos os trabalhos de capoto devem iniciar-se com a fixação de calhas de arranque, que irão suportar as placas de esferovite, evitar que as mesmas fiquem desniveladas e que roedores como ratos, toupeiras ou outros furem as placas e se entranhem.

3. Fixação das Placas

A fixação das placas de esferovite é um dos processos mais importantes para a satisfação do cliente já que, se as mesmas estiverem fixadas de maneira deficiente, ao fim de algum tempo irão ceder e despegar-se.
 Assim, para uma boa fixação, estas deverão ser coladas com cola específica e depois fixadas à superfície através de parafusos e buchas especificas para capoto, numa proporção de 8 unidades por cada m2.

4. Rede e Massas

A aplicação da rede de capoto e das massas é muito importante para que não surjam, posteriormente, fissuras. 
A rede a utilizar deverá ser em fibra de vidro e não em plástico, como é usual, para que não se rompa.
 A massa a utilizar para fixação da rede deverá ser específica para o efeito e não, como em muitos casos, a cola de fixação das placas.
 Deverá proceder-se a uma primeira aplicação de massa, depois à aplicação da rede e, apenas depois de secar, deverá proceder-se a uma 2.ª aplicação de massa, para regularizar os “favos de mel” criados pela aplicação da rede.